terça-feira, 22 de novembro de 2011

"A Intolerânça é que astravanca o pogresso!"


Intolerância

Ser intolerante, relacionar-se de forma intolerante, receber opiniões intolerantes, tentar negociar com pessoas ou instituições intolerantes. Muitos de nós, com certeza, já tivemos experiências como as que foram descritas acima. Agir de forma intolerante significa que a verdade que eu professo, é a única verdade que deve prevalecer. A brincadeira acima (no título), extraída de um antigo e bem humorado programa de televisão (A Escolinha do Professor Raimundo), criado pelo humorista Chico Anísio, exemplifica exatamente o que quero falar neste pequeno artigo.
A intolerância vem da ignorância, do desconhecimento, do mau (ou pouco) uso da inteligência, e ainda por cima usando, para justificar essa conduta intolerante, as mais diversas razões: regras, normas, disciplina, ordem, dentre outras muitas.
Notem que pessoas intolerantes "vomitam" regras _"Pelo artigo tal, parágrafo tal, você não pode..."
É irônico pensar que a intolerância, a imposição de tentar fazer acreditar numa verdade única, vem exatamente da liberdade de pensar. Ora, muitos são intolerantes porque possuem o democrático direito de pensar, e não de criar regras que não contemplem também a liberdade de pensar dos demais. Até muitas vezes a liberdade de pensar de outras pessoas que deveriam ser seus próprios clientes, ou usuários de seus serviços!
Pensar é negociar, é aprender com as diferenças, verbos muito distantes da prática dos intolerantes.
Mas porque isso?
Porque os intolerantes possuem algum tipo de "poder", imaginam que esse pequeno "poder" sobre alguma coisa, lhes capacita e habilita a pensar de maneira única, de serem absolutos, onipotentes; vivemos em um mundo onde não existe mais a primazia do conhecimento, da informação, onde o conhecimento de alguma coisa fazia com que tivéssemos um certo "poder" sobre os demais. Isso foi no tempo da ditadura militar. Maus tempos. Hoje a internet (entre outras formas que possibilitam a aproximação do conhecimento), nos possibilita o aprimoramento, o conhecimento técnico, a aprendizagem sobre diversas coisas e assuntos; não se justifica mais angariar e ancorar "poder" sobre a informação, manter-se intolerante com relação a algo, quando a informação está absurdamente disponível para todos, da forma mais democrática possível.
Cuidado com os intolerantes, pois são eles que "astravancam o pogresso" (como diria o comediante).
Um antigo professor sempre me disse: _"Pessoas que têm pensamento particular, individualizado, pensamentos que só eles têm, geralmente pensamentos minúsculos e mesquinhos, são denominados IDEOS (pensamento) OTA (próprio)".
Talvez esse nome seja a mais completa e profunda identificação dos intolerantes.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Curso Grafologia básico-SBC


Agradecemos a todos os participantes (locais e de outros estados) pela participação no curso Grafologia básico realizado nos dias 29 e 30 de outubro de 2011.
Até breve!